Os pesquisadores analisaram fatores como a qualidade nutricional das bebidas, a quantidade de açúcar, arom
Os pesquisadores analisaram fatores como a qualidade nutricional das bebidas, a quantidade de açúcar, aromatizantes e corantes.
Um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostra que a maioria das marcas avaliadas de sucos e néctar de frutas contém açúcar e conservantes em excesso. Foram analisadas 12 bebidas, entre elas Jandaia, Su Fresh e Skinka, à base de fruta encontradas nos principais supermercados de São Paulo. Os pesquisadores analisaram fatores como a qualidade nutricional das bebidas, a quantidade de açúcar, aromatizantes e corantes, e as informações contidas nas embalagens.
O resultado mostra que os sucos estão longe de ser tão saudáveis quanto as frutas. Vera Barral, sanitarista e coordenadora da pesquisa, explica que a maioria dos sucos não contém fibras, entre outros nutrientes.
As bebidas industrializadas também tendem a conter altos teores de açúcar. É o caso dos néctares (os sucos devem respeitar um limite de adição de sacarose). Os néctares, geralmente vendidos em embalagens de 1 litro, são diluições açucaradas de sucos concentrados.
- Chegam a ter cerca de 20 gramas de açúcar por porção de 200 ml, o equivalente a duas colheres de sopa cheias - alerta Vera Barral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário